domingo, novembro 13, 2005

Anonimato

Os blogs sendo trabalhos de grupo, são na sua maioria constituídos por duas ou mais pessoas, logo o que está a ser editado no blog terá, em principio, de ser aprovado por todos os elementos desse grupo. Mas existe uma avaliação feita pelo professor. Resta saber se irá ser feita a todos os elementos do grupo( Blog como um todo) ou se irá ser feita uma avaliação a cada elemento de uma forma independente sobre o post .

Se a avaliação se fizer ao blog em si, a questão de não poder existir anonimato por parte dos blogers perde todo o sentido, já que o professor possui os dados de todos os elementos que constituem esse blog, podendo assim avaliar os alunos que formam esse grupo, o blog em si. Mas caso a avaliação seja feita individualmente a cada um dos elementos do grupo pela apreciação do post em si, ai penso que o anonimato estará completamente fora de questão, já que é imperativo existir uma identificação do autor para futura avaliação por parte do professor.

A questão do anonimato coloca-se na forma de podermos fornecer mais informação sobre as nossas pessoas para alem daquela que desejaríamos revelar. Como li num comentário feito ao post do professor no blog da cadeira: “sei lá se não aparece um maluco qualquer a tentar encontrar-me, melindrado por algo que escrevi? já sabe que estudo na UBI, que tenho a cadeira de Direito da Comunicação... já só falta fornecer-lhe o nome para lhe facilitar a vida não? é um caso extremo e altamente improvável mas há malucos para tudo e se, realmente querem saber quem é quem, perguntem... mas na aula. Nada mais simples, acho que ninguém se vai recusar a responder.” – O Culpado. Concordo no ponto de ser um caso extremo mas, não vá o diabo tece-las... temos forma de contornar esta situação. Basta que na aula o professor faça uma lista com todos os blogs ( grupos) existentes e registe todos os dados referentes aos alunos pertencentes a cada blog. Para assim saber quem é quem. Só no caso de o professor exigir uma identificação individual do autor de cada post é que o caso muda de figura e ai teremos em conjunto de encontrar uma solução que satisfaça ambos os lados.