segunda-feira, janeiro 09, 2006

Os blogs...

Depois do que foi dito pela minha colega, penso que não há muito mais a acrescentar da minha parte, visto que partilho da mesma opinião. Penso que esta história dos blogs começou mal desde início, ora vejamos… O professor lançou o desafio de criar um blog por forma a substituir a segunda frequência e, até aí, todos pareceram concordar com a ideia. Mas esta concordância ficou mesmo só por ai, visto que passado umas semanas surgem os primeiros problemas. Comentários, injúrias, desacates, uma série de acontecimentos que “deitaram o fogo a esta m**** toda” como se costuma dizer. Começou a ser perceptível que algo ali estaria mal.
Afinal os blogs serviam para falar da matéria ou lançar a discórdia entre os participantes?
Penso que neste ponto, vá-me perdoar quem estiver a ler isto, houve falta de bom senso por parte das pessoas que criaram os blogs e alguma boa fé por parte do professor. Digo isto porque acho que desde início existiram certas regras, certos objectivos dos quais os blogs não se poderiam desviar muito. E mesmo na falta destas, julgo que um pouco de consciência do que realmente seria a função dos blogs por parte de alguns bloguers teria sido suficiente para prevenir muitas das coisas que se passaram.

Talvez uma orientação mais cuidada, tivesse com certeza ajudado muitos de nós a orientar melhor as nossas participações e a direccionar o conteúdo nos nossos posts, sim porque “the crap is out there”. Muitas vezes, indignado fiquei com o que vi escrito por esses cantos da blogosfera. Mas melhor assim, que andar toda a gente por ai à bolachada verbal.
Agora que tudo esta prestes a acabar olho para trás e noto uma “falta de norte” por parte de muitos colegas, cujas participações nesta blogosfera ficaram aquém daquilo que podiam ter sido. Por outro lado, também vi grandes posts, onde se abordaram temas de “jeito” ou foram expressas opiniões que realmente tinham a haver com matéria ou com as aulas, e que se enquadravam no tipo de posts que sempre achei que fossem os adequados.
Exceptuando muitas outras como é obvio, gostaria de aqui salientar duas alturas em que isso aconteceu, que foram os posts exigidos pelo próprio professor. Aí sim verificou-se uma afluência em uni som aos teclados por parte da comunidade blogger e notou-se de imediato algum feedback entre participantes, e foi com agrado que vi os blogs a servir realmente o objectivo para o qual, no meu entender, eles foram criados.
Infelizmente muitos blogs tornaram-se blogs tipo o programa da bola “O Dia seguinte”, onde no dia após as notícias, aparecem tecidos inúmeros e incessantes comentários ao que se passa na actualidade. Outra das coisas que salta à vista (como refere a minha colega) são posts onde se comenta o modo como “o professor por vezes se engana a escrever no quadro, ou das suas frases “à parte” “ durante a aula. E visto isto tenho de dar a minha opinião, que é: TÀ MALÊ!!

Como foi postulado inicialmente, os blogs fazem parte integrante da avaliação de cada aluno e como tal, esta avaliação tem de ser igual e imparcial para todos os participantes. Desde de cedo que deixei de ver com bons olhos a criação de certas “animosidades” entre professores e alunos.
Não estou a afirmar que existe uma dualidade de critérios na avaliação por parte do professor devido a certos posts, porque se assim fosse estaria a enterrar-me agora e aqui mesmo =) , apenas estou a dizer que não é saudável deixar que isso aconteça, porque quantas vezes fiquei eu e muitos dos meus colegas “às aranhas” durante as aulas face a alguns comentários entre alunos e professor. Longe de mim dizer que os professores se devem privar de qualquer tipo de contacto social com os seus alunos, mas apenas creio que a existência e a referência a este tipo de comentários num elemento que está sob avaliação, não fica bem. Quase que seria como colocar comentários individuais nas folhas de exame… deontologicamente incorrecto a meu ver.
Concluindo, penso que a ideia da existência de um blog como elemento de avaliação foi algo positivo tanto para alunos e professor. Talvez tenha ficado aquém das expectativas devido a uma má estruturação e a um mau entendimento da sua função por parte dos alunos, mas com certeza que não deixa de ser uma boa ideia, da qual tenho pena não ter participado tanto como se calhar gostaria ou deveria de ter participado.

4 Comments:

Blogger :: V :: said...

Luis:
Tens a certeza que estavas nas aulas de apresentação dos blogs???
A mim parece-me que não...se estavas so estavas fisicamente..
Os blogs nao foram feitos para despejar materia...foram feitos para trocarmos ideias não só sobre a matéria mas também sobre a realidade que vivemos..
Se não concordavas coma situação, há um blog de apoio do professor e nas aulas foram discutidos os temas apresentados nos blogs. Incluindo temas relacionados com as "calinadas" do professor.
Não me parece nada bem que chegues ao fim do semestre e atires "meia duzia de postas de pescada para o ar" a criticar o trabalho de pessoas que REALMENTE trabalharam todo o semestre.
Sabes o que te digo "NÃO HAVIA NEXEXIDADE", isto tudo era para ser uma coisa sã e que desenvolvesse o espírito crítico, mas não tanto, nao é Luis?

Vanessa S. e Daniela

1/11/2006 12:07:00 da tarde  
Blogger Psynoia said...

Respeito a tua opinião e o teu trabalho. Nada do que disse no post nega o trabalho que tu e outros tiveram ao longo do semestre.
Não é minha intenção criticar directamente fulano ou sicrano. Se tomares em atenção é visível que me limitei a fazer uma retrospectiva sobre este tema e apenas fiz referência a algumas situações com as quais não concordei, sendo esta a minha, volto a repetir, apenas a minha opinião.
Mas por favor não te contradigas, pego nas palavras que usaste: “...isto tudo era para ser uma coisa sã e que desenvolvesse o espírito crítico...”, e penso que é exactamente isso que estou a fazer.
Com todo o respeito e desculpa qualquer coisinha.

1/11/2006 09:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... »

2/17/2007 12:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Online pharmacy acyclovir Tv wall projector Incorporate and la Incorporate detroit Curved glass antique chine cabinet Metallicslingshot swimwear best didrex online pharmacy online pharmacy mexico percocet mac shareware free game blackjack Psp scan virus unique home decor tablets tramadol

3/03/2007 04:12:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home